A Reunião Dos Planetas

Descrição

A reunião dos planetas é uma narrativa que passa ao leitor informações sobre astronomia, mitologia grega, política e preservação ambiental - e faz isso de um modo...

Descrição

SKU
79919
Disponibilidade: Estoque disponível
R$39,90

Descrição

A reunião dos planetas é uma narrativa que passa ao leitor informações sobre astronomia, mitologia grega, política e preservação ambiental - e faz isso de um modo que conserva todas as características de uma boa história. O enredo é original: os planetas do Sistema Solar organizam uma assembléia para debater os graves problemas que têm afetado um de seus membros, a Terra. Quem preside a reunião é Júpiter, que, à sua maneira, explica o seguinte: o que preocupa os planetas é o fato de as características da natureza terrestre serem sistematicamente alteradas, o que pode ter conseqüências sobre os outros integrantes do Sistema. Tais alterações são promovidas por uma gente que se comporta muito mal: os SPTs - Seres Problemáticos da Terra. Também é preocupante o fato de a inteligência dos terráqueos se aventurar cada vez mais pelo espaço sideral (com sondas de exploração e naves espaciais, por exemplo), pondo em risco a liberdade de cada planeta. Depois de muito debater o problema - e de disputar o domínio do Sistema Solar -, eles põem em votação três propostas sobre o que fazer com a Terra e seus terríveis SPTs. Como toda assembléia, esta também tem os seus radicais; se tivessem vencido, a Terra teria sido atacada por cinco mil cometas. Felizmente, não foi essa a proposta que ganhou. Além de dar traços humanos a seus personagens, Marcelo R. L. Oliveira também usa a astronomia para caracterizá-los. Aprendemos, por exemplo, que à noite a temperatura em Mercúrio cai para -170 graus centígrados e o planeta congela, ou que os anéis de Saturno, dependendo da posição do planeta, refletem a luz do Sol para a maior parte do Sistema Solar. No final do livro há uma "ficha técnica" de cada personagem. A de Urano diz assim: "Diâmetro aproximado: 51118 km. Deus do céu para os gregos antigos, Urano era o pai de Cronos (Saturno para os romanos). Este planeta foi o primeiro a ser descoberto depois da invenção do telescópio". Há também um glossário de termos e expressões que aparecem na história, como "asteróide", "conjunção planetária", "massa", "poeira cósmica", "zero absoluto", etc.
Você está avaliando:A Reunião Dos Planetas

Avaliações & Comentários (0)

Quem comprou este, também comprou!
  • Novos Produtos
Mais informações
SKU 79919
ISBN 13 9788574060545
Autor(es) Oliveira, Marcelo R. L.
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
R. Eduardo Leopoldo, 414 - Vila Guilherme CEP 02050-040 São Paulo/SP - CNPJ:03.608.306/0002-02 Copyright © 2020-present Magento, Inc. All rights reserved.