Angústia

Código: 549933 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Uma história de ciúmes e loucura, Angústia é o relato de um homem inconformado por não ter consigo a mulher de seus sonhos.


Luís da Silva é um funcionário público de trinta e cinco anos, herdeiro de uma aristocracia rural arruinada. Apaixonado por sua vizinha, Marina Ramalho, ele se empenha para conquistá-la, até fazer da jovem sua noiva. Mas seus ciúmes, grosseria e brutalidade a afastam, levando-a diretamente aos braços de Julião Tavares — seu pior inimigo. Obcecado pela ideia de recuperar a amada e decidido a matar o rival, Luís narra, na primeira pessoa, seus pensamentos mais sórdidos a respeito da própria realidade e das relações de poder na Maceió desigual dos anos 1930.
Publicado em 1936, enquanto Graciliano Ramos ainda estava na prisão, este livro foi considerado, em inquérito da Revista Acadêmica, o segundo maior romance brasileiro, perdendo apenas para Dom Casmurro, de Machado de Assis — obra com a qual Angústia dialoga imensamente.


Esta edição conta com estabelecimento de texto de Ieda Lebensztayn, crítica literária e doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), e posfácio de Luciana Araujo Marques, jornalista e doutoranda do Departamento de Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


* Leitura obrigatória do vestibular da UNIRV.


Sobre os autores(as)

Ramos, Graciliano

Graciliano Ramos foi um renomado escritor brasileiro nascido em 1892, em Quebrangulo, Alagoas. Ele iniciou sua carreira como funcionário público, mas logo se dedicou integralmente à literatura. Suas obras, como "Vidas Secas", "Angústia" e "São Bernardo", são marcadas por um estilo conciso e realista, explorando temas como a pobreza, a injustiça social e as condições do Nordeste brasileiro. Preso durante o Estado Novo, seu livro "Memórias do Cárcere" reflete essa experiência. Graciliano faleceu em 1953, deixando um legado duradouro na literatura brasileira.

Lebensztayn, Ieda

Ieda Lebensztayn é crítica literária, pesquisadora e ensaísta. Doutora em Literatura Brasileira pela USP. Fez pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros e na Biblioteca Brasiliana Mindlin. Autora de Graciliano Ramos e a Novidade: o Astrônomo do Inferno e os Meninos Impossíveis (Hedra, 2010). Organizou, com Thiago Mio Salla, os livros Cangaços – Graciliano Ramos (Record, 2014), Conversas – Graciliano Ramos (Record, 2014) e O Antimodernista: Graciliano Ramos e 1922 (Record, 2022). Com Hélio de Seixas Guimarães, os dois volumes de Escritor por Escritor: Machado de Assis Segundo Seus Pares, 1908-1939; 1939-2008 (Imesp, 2019). Com Hélio e Luciana Schoeps, Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Publicações BBM, 2022). E, com Fernando Paixão, os dois volumes de José Paulo Paes: Crítica Reunida sobre Literatura Brasileira & Inéditos em Livros (Ateliê/Cepe, 2023).
ISBN 9788582851838
Autores Ramos, Graciliano (Autor) ; Lebensztayn, Ieda (Compilador) ; Marques, Luciana Araujo (Posfácio)
Editora Penguin Companhia
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2024
Páginas 256
Acabamento Brochura
Dimensões 20,00 X 13,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRARIA INTERNACIONAL-SBS LTDA. - CNPJ: 03.608.306/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade