Do Teatro

Código: 484960 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Folhear os jornais e as revistas dos quarenta anos em que Vsévolod Meyerhold trabalhou como diretor é certamente, para o leitor desavisado (ou para o marinheiro de primeira viagem), cair na mais profunda confusão. A imprensa da época, imediatamente após a estreia de qualquer um dos espetáculos daquele que tomou de fato para si a tarefa de revolucionar a arte teatral, era to-mada por uma tempestade de artigos e resenhas que afirmavam terem presenciado no teatro ou o fim dos tempos ou a própria revolução materializada em arte, sem meios-termos.De fato, o nome de Meyerhold é um dos que continua envolto em sombras até os dias de hoje, apesar dos incontáveis esforços de inúmeros pesquisadores de garimpar o precioso arquivo cha¬ma-do por Serguei Eisenstein de 'o tesouro'. O assassinato de Meyerhold em 1940 e o massacre da Segunda Guerra Mundial fizeram com que o nome do diretor só voltasse a aparecer na imprensa soviética em 1956, criando um vácuo de deze¬s¬seis anos na transmissão viva dos ensinamentos práticos desse mestre. Hoje, no Brasil, conhecemos al¬¬guns aspectos da longa carreira de Meyerhold: seu trabalho como pe¬da¬gogo e pesquisador dos meios expressivos da cena, como criador da teoria biomecânica para a preparação de atores, como di¬re¬tor e encenador teatral. Com a publicação integral de Do Teatro, pela primeira vez em língua portuguesa e em tradução direta do russo, procuramos acender mais um refletor sobre o vasto campo de interesse que tem se tornado a vida e a obra do mestre no Brasil: desejamos fazer com que se ouça a voz do próprio Meyerhold.Do Teatro é o único livro orga¬nizado e publicado pelo autor em vida, em que se pode observar cla¬ra¬¬men¬te as pesquisas daquilo que formaria a 'base fértil' para o desen¬vol¬vimento de quase todas as suas ideias, amadurecidas e concretizadas em seus trabalhos posteriores. Meyerhold trata da formulação de conceitos fundamentais da arte teatral a partir da análise de uma experiência histórica bastante concreta, e, por outro lado, descreve um período fértil e importante para a história do teatro com base nas formulações teóricas sobre o fazer teatral. Béatrice Picon-Vallin nomeia o prefácio desta edição com uma precisão enorme: trata-se realmente de um livro único.
Sobre o autor(a)

Moschkovich, Diego

DIEGO MOSCHKOVICH
Diretor de teatro, pedagogo teatral e tradutor. Sua formação em Artes Cênicas se deu pela Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo (LGITMiK), e também mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa as heranças históricas de Stanislávski e Meierhold. Traduziu, pela primeira vez direto do russo para o português brasileiro, Do Teatro, de Vsévolod Meyerhold (Iluminuras, 2012), Stanislávski Ensaia, de Vassíli Toporkov (É, 2016), Análise-Ação, de Maria Knebel (Editora 34, 2016) e Stanislávski e o Yoga, de Serguei Tcherkásski (É, 2019). Fundou e integra o Laboratório de Técnica Dramática (LABTD), grupo de estudos e pesquisa sobre a metodologia da análise ativa.
ISBN 9788573213577
Autores Meyerhold, Vsévolod (Autor) ; Moschkovich, Diego (Tradutor)
Editora Iluminuras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2000
Páginas 288
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRARIA INTERNACIONAL-SBS LTDA. - CNPJ: 03.608.306/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade