O Livro Das Ilusões

Descrição

Escrito quando Cioran tinha apenas 25 anos, e ainda inédito no Brasil, O livro das ilusões faz uma profunda reflexão sobre a música e o sofrimento, temas que se...

Descrição

SKU
309660
Disponibilidade: Estoque disponível
R$33,50

Descrição

Escrito quando Cioran tinha apenas 25 anos, e ainda inédito no Brasil, O livro das ilusões faz uma profunda reflexão sobre a música e o sofrimento, temas que se tornariam recorrentes na obra desse filósofo romeno radicado na França. Com tradução (direto do romeno) e prefácio de José Thomaz Brum, maior especialista na obra de Cioran no país, o livro traz os pensamentos de um jovem que sente intensamente e reflete sobre os sentimentos e a vida: a dor inevitável, a descoberta da música e da possibilidade de fugir de si mesmo através das notas de compositores clássicos como Mozart e Bach. Do autor, a Rocco relançou Breviário de decomposição, Exercícios de admiração, História e utopia e Silogismos da amargura. Além da música, que para Cioran precisa ser vivida em toda a sua intensidade, as reflexões sobre a santidade estão no centro do pensamento de Cioran. Em O livro das ilusões, o autor explora o caminho à santidade possibilitado pelo sofrimento e defende, entre outras coisas, o caráter transformador da dor. “Só o sofrimento muda o homem. Todas as outras experiências e fenômenos não conseguem modificar essencialmente o temperamento de ninguém nem aprofundar certas disposições suas a ponto de transformá-las completamente. De quantas mulheres equilibradas não fez o sofrimento umas santas? Absolutamente todas as santas sofreram muito mais do que se pode imaginar” (Cioran, 2014, p. 25). Não é apenas ao homem que Cioran acredita que o sofrimento possa modificar, mas toda a trajetória de uma nação. “Uma nação inteira poderia ser modificada pelo sofrimento e pela angústia, por um tremor contínuo, torturante e persistente. A indolência, o ceticismo vulgar e o imoralismo superficial podem ser destruídos pelo medo, por uma angústia total, por um pavor fecundo e por um sofrimento geral” (idem, p.26). O livro foi escrito um ano antes do exílio de Cioran na França. Mesmo quando fala do sofrimento, Ciron defende que se viva intensamente, que se morra de entusiasmo se for preciso. Já que a única coisa que esse jovem filósofo, que sofreu com as crises de epilepsia na infância e uma insônia arrasadora na juventude, parecia temer na época não era a morte, fim da vida, e sim uma morte vivenciada em vida. “A morte encerra qualquer história, é o momento final de tudo o que não é ela mesma. Mas o que dizer dessa morte que se coloca no meio de uma história igualmente afastada de seu início e de seu fim, como coroação, como cume, um momento no transcorrer de uma história?” (idem, p.152).
Você está avaliando:O Livro Das Ilusões

Avaliações & Comentários (0)

Quem comprou este, também comprou!
  • Novos Produtos
Mais informações
SKU 309660
ISBN 13 9788532528834
Autor(es) Cioran, Emile Michel
Editora Rocco
Idioma Português
R. Eduardo Leopoldo, 414 - Vila Guilherme CEP 02050-040 São Paulo/SP - CNPJ:03.608.306/0002-02 Copyright © 2020-present Magento, Inc. All rights reserved.