A Escola É Um Problema Filosófico? Sim, Porque A Filosofia, Notadamente A Da Educação, Tem O Que Dizer Sobre A Formação Humana, O Ensino E Até Mesmo Sobre A Gestão Escolar. Em Nome Dessa Aproximação Da Filosofia À Escola Promovida Pela Sofie (Sociedade Brasileira De Filosofia Da Educação) Em Seu Iii Congresso Em 2018, Estamos Publicando O Díptico A Escola: Uma Questão Pública E A Escola: Problema Filosófico. Os Volumes 1 E 2 Devem Ser Lidos Como Foram Construídos: Como Um Grande Livro Pensado Para Gerar Um Debate Sobre O Lugar E O Papel Da Escola No Brasil Atual.claro Que A Problemática Escolar Não Será Resolvida Pela Filosofia Exclusivamente, Mas Ela Clama Por Um Aporte Filosófico. A Filosofia Da Educação Produzida No Brasil, Em Sua Multiplicidade De Referenciais, De Temáticas, De Perspectivas Teóricas, Em Muito Pode Contribuir Para Pensar Tais Problemas. Problematizar A Escola, Habitar, De Dentro, Esse Campo Problemático: Eis Uma Tarefa Para Os Filósofos Da Educação. Com Isso Em Mente, A Sofie [Sociedade Brasileira De Filosofia Da Educação] Convocou O Campo Para Debruçar-Se, Em Seu Iii Congresso, Sobre O Tema: “Escola: Problema Filosófico”, Buscando Os Desdobramentos Possíveis Da Problemática, Pensando Não Apenas A Instituição, Mas Também Suas Políticas, Seus Atores (Professores, Estudantes), Seus Projetos, Seus Sentidos. A Partir Das Conferências E Mesas-Redondas, Foi Organizado O Díptico “Escola: Problema Filosófico”, Sendo Este Seu Segundo Volume, A Escola: Problema Filosófico.são Onze Capítulos, Escritos Por Filósofos(as) Da Educação De Várias Universidades Brasileiras. Todos(as) Se Debruçam Sobre As Relações Da Escola Com A Formação, Focando Seu Sentido; Pensam As Políticas Da Escola, Procurando Compreender Como A Instituição Se Insere No Mundo Contemporâneo E Pode Reagir A Ele; Por Fim, Dedicam-Se A Pensar Alguns Dos Problemas Da Escola, Em Diferentes Dimensões E Perspectivas Teóricas.temos Aqui, Então, O Modo Como A Filosofia Da Educação Pensa A Instituição Escolar Brasileira. Somos, Assim, Convidados A Pensar, A Problematizar, A Deixar De Habitar A Escola Como Meros Espectadores, Tornando-Nos Agentes De Sua Construção Cotidiana.
Sobre o autor(a)
Gallo, Silvio
Sílvio Gallo é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), realizou seus estudos de mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp, onde obteve também a livre-docência. Integrante do LIMA, Laboratório Insurgente de Maquinarias Anarquistas. |
ISBN | 9786586250886 |
Autor(a) | Gallo, Silvio |
Editora | Parábola Editorial |
Idioma | Português |
Ano de edição | 2020 |
Páginas | 208 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 23,00 X 16,00 |