Na década de 1940 foi inaugurada a Fábrica Nacional de Motores, a FNM, com o objetivo de fabricar motores de avião. Em 1950 a empresa firmou um acordo com a italiana Alfa Romeo para fabricar seus caminhões no Brasil e, em 1957, iniciou a produção do sedã Alfa Romeo 2000 Berlina. Sua versão nacional foi chamada de FNM 2000 JK, em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. A motivação política por trás do lançamento do carro era tanta que seu lançamento foi realizado no dia 21 de abril de 1960, coincidindo com a inauguração da capital, Brasília. Aliando conforto e sofisticação, o JK era um carro grande, caro e luxuoso. Foi acusado de não ser apropriado para as necessidades do país, que precisava de veículos econômicos para a cidade e de carga para o campo. Nesta obra, o leitor vai conferir imagens inéditas e toda a trajetória do carro que, mesmo enfrentando a concorrência do Aero-Willys e do Simca Chambord, tornou-se símbolo de poder e objeto de desejo entre os motoristas brasileiros. José Rogério Lopes de Simone é bacharel em biologia pela Universidade de Guarulhos, mas há mais de trinta anos trabalha na área gráfica e editorial. Apaixonado por automóveis desde criança, em 1986 criou e editou uma das primeiras revistas especializadas em carros antigos do Brasil, a Automóveis Históricos, na qual também produzia a fotografia e a iconografia. Grande conhecedor do universo automobilístico e aficionado por fotos de carros antigos, principalmente nacionais, possui um arquivo pessoal de mais de 100.000 fotografias digitalizadas, que se juntam a um acervo de catálogos, manuais, informações e imagens sobre automóveis para resgatar dados que, de outra maneira, seriam perdidos ao longo do tempo. Rogério Ferraresi é jornalista, radialista e ator. Escreve sobre automóveis desde o início da década de 1990, autor de artigos e colunas para diversos sites e revistas especializadas. Além disso, é o correspondente da revista portuguesa Topos & Clássicos no Brasil.
Sobre o autor(a)
Simone, Rogerio De
É apaixonado por automóveis desde criança. Criou e editou a revista Automóveis Históricos. |