As Vinte E Nove Cartas Laban, Um Gramática Poética Para Atores

Código: 515513 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O maior e mais sofisticado recurso à disposição de um ator é seu corpo. Neste pequeno e delicioso livro, Sônia Machado de Azevedo elabora criativamente um curso de treinamento corporal em que convoca os alunos a dominarem seus corpos tanto a partir das teorias do movimento de Rudolf Laban, como de um entendimento poético de si e das coisas que os cercam.Este livro surgiu de um propósito prático: um curso de conscientização corporal para atores. Mas, na pena e na atuação como professora de Sônia Machado de Azevedo, ele se transforma em verdadeiras oficinas poéticas, ganhando um colorido que transcende o aspecto técnico – que tem nas ideias de Rudolf Laban um ponto de referência –, de modo a expressar uma nova concepção do corpo e do movimento. Ao optar pela forma epistolar, clássica e moderna, sempre datada e sempre transcendendo sua datação, a autora casa forma e conteúdo, usando a simplicidade da forma para conduzir-nos às complexidades do conteúdo. O leitor curioso, o iniciante e o iniciado, todos encontrarão aqui não um manual de exercícios repetitivos, mas o exercitar, o cultivar de uma desnaturalização da percepção comum do corpo, do nosso e do outro, um chamado a testar os limites dessa matéria que habitamos e somos, de modo a que nos tornemos artífices de nossos próprios gestos ressignificados.
Sobre o autor(a)

Azevedo, Sônia Machado De

Possui graduação em Teatro pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), com formação em Dança Moderna pela Escola Arte do Movimento ( 1979) . Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino do teatro, direção teatral, dança e coreografia, dramaturgia, performance e trabalhos de corpo voltados à atuação do ator; professora e intérprete, pesquisa a arte enquanto possibilidade de transformação humana; atuou com consultoria nas várias áreas artísticas, curadoria técnica, teatro na escola, encenação, produção teatral e dança moderna.Tem livros publicados e artigos em livros técnicos e de teoria teatral da Editora Perspectiva e da EDUSP e em revistas ligadas às universidades públicas. É membro do conselho editorial e parecerista da revista Urdimento - da UDESC-SC, da coleção de livros LICORES - Linguagem, Corpo, Estética da Hucitec, da revista Olhares - da ESCH-SP, além de colaboradora da Editora Perspectiva. Dedica-se também à ficção, à dramaturgia e à direção. Atualmente investiga as artes da presença - processos de criação e recepção - e orienta o NPP - Núcleo de Pesquisa da Presença da ESCH formado por alunos, ex alunos da graduação e comunidade artística e acadêmica em geral. Desde 2012. Professora Titular em Práticas Corporais no Bacharelado, pós graduação e mestrado do Centro de Artes Célia Helena em São Paulo.Pesquisadora integrante do projeto O discurso teatral em perspectiva dialógica: potencialidades, urgências e demandas (UFPR/CNPq - Coordenação: Jean Carlos Gonçalves). O NPP é filiado à DiÁLOGOS Rede Internacional de Pesquisa, coordenada por Jean Carlos Gonçalves da UFPR. Na Editora Hucitec dirige, com Jean Carlos Gonçalves a Coleção Estações.
ISBN 9786555050349
Autores Azevedo, Sônia Machado De (Autor) ; Azevedo, Amilton De (Prefácio)
Editora Perspectiva
Coleção/Serie Perspectiva Em Cena
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2020
Páginas 120
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRARIA INTERNACIONAL-SBS LTDA. - CNPJ: 03.608.306/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade