Natya Teatro Clássico Da Índia

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SINOPSEEm Natya, um pouco da complexidade da sociedade indiana é revelada ao leitor, pelas lentes de uma de suas mais encantadoras manifestações culturais, o seu teatro-dança clássico. O autor explica e destrincha os ritos e segredos desse teatro, sua exuberância e riqueza, a relevância simbólica de gestos, tramas, cores e luzes, sem descuidar de apontar algumas das muitas contradições de uma sociedade de castas desigual, rígida e sexista. O livro é uma janela por onde podemos observar e sentir um pouco dos mistérios e do fascínio de uma sociedade milenar.QUARTA-CAPANatya: Teatro Clássico da Índia é um olhar apaixonado e profundo sobre as tradições e os desafios de uma cultura milenar, vistos por um de seus grandes especialistas entre nós. Almir Ribeiro nos faz uma vigorosa e amorosa introdução às artes e ao sagrado da Índia, de seus textos clássicos até seus principais expoentes na atualidade. Começa por abordar a tradição cultural da dança épica, os textos fundadores e mitos, o contexto atual, sem se esquivar dos renitentes problemas sociais que também se manifestam na esfera das artes, como a rigidez hierárquica das castas e o sexismo, sempre com base em sua profunda experiência pessoal. Depois, analisa a relação do teatro hindu com o Ocidente, sua recepção e a influência exercida em personagens fundamentais como Gordon Craig, Richard Schechner e Peter Brook. Aqui, as distintas facetas da experiência pessoal e da tradição cultural se aglutinam para compor uma obra que ultrapassa sua especificidade e nos aproxima de uma rica e viva cultura.COLEÇÃO ESTUDOSA coleção Estudos propõe-se a publicar ensaios críticos e pesquisas tratados em profundidade, com sólida argumentação teórica nos mais variados campos do conhecimento. A coleção forma, junto com a Debates, a marca de identificação da editora em nosso mercado. DA CAPAImagem da capa: Kottakkal Nanda Kumaran, performance de Kathakali. Foto de Aglaia Azevedo.A riqueza de cores, a evidência do gesto, as texturas e formas na máscara e na roupa. A magia do teatro clássico se deixa entrever nessa imagem de performance de khathakali. ALMIR RIBEIROé doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Letras pela Universidade do Porto e em Artes Cênicas pela USP, além de mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Filosofia pela Universidade de Barra Mansa (UBM). Pedagogo, diretor teatral, professor e pesquisador de teatro oriental, há mais de trinta anos pesquisa e escreve sobre as formas de dança e teatro clássicas hindus. É colaborador do projeto Mapping Dreams para estudos utópicos, vinculado à Univer­sidade do Porto. Em 2018, colaborou com o Ifict (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral), fundado por Adolfo Gutkin, em Lisboa, onde fez palestras e encenou o espetáculo Vertigo. Foi fundador e diretor do Teatro Mínimo do Rio de Janeiro, núcleo de produção e pesquisa sobre teatro oriental, no qual produziu vários espetáculos: O Processo (2004), O Destino dos Punhais (2003), A Dança da Mohini (2002), Mil e Uma Noites (2000), Índia (1999), Viagem a Jericó (1994), entre outros. É ainda autor de Adolfo Gutkin: Utopia e Teatro Multicultural (Verbi, 2020), Depois de Isadora Duncan Nunca Houve Tanto Mar (Giostri, 2019), Adolfo Gutkin: A Utopia Multicultural e Rebelde (Giostri, 2019), e Gordon Craig: A Pedagogia do Über-marionette (Giostri, 2016).
Sobre o autor(a)

Ribeiro, Almir

É doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Letras pela Universidade do Porto e em Artes Cênicas pela USP, além de mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Filosofia pela Universidade de Barra Mansa (UBM). Pedagogo, diretor teatral, professor e pesquisador de teatro oriental, há mais de trinta anos pesquisa e escreve sobre as formas de dança e teatro clássicas hindus. É colaborador do projeto Mapping Dreams para estudos utópicos, vinculado à Univer­sidade do Porto. Em 2018, colaborou com o Ifict (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral), fundado por Adolfo Gutkin, em Lisboa, onde fez palestras e encenou o espetáculo Vertigo. Foi fundador e diretor do Teatro Mínimo do Rio de Janeiro, núcleo de produção e pesquisa sobre teatro oriental, no qual produziu vários espetáculos: O Processo (2004), O Destino dos Punhais (2003), A Dança da Mohini (2002), Mil e Uma Noites (2000), Índia (1999), Viagem a Jericó (1994), entre outros. É ainda autor de Adolfo Gutkin: Utopia e Teatro Multicultural (Verbi, 2020), Depois de Isadora Duncan Nunca Houve Tanto Mar (Giostri, 2019), Adolfo Gutkin: A Utopia Multicultural e Rebelde (Giostri, 2019), e Gordon Craig: A Pedagogia do Über-marionette (Giostri, 2016).
ISBN 9786555050868
Autor(a) Ribeiro, Almir (Autor)
Editora Perspectiva
Coleção/Serie Estudos
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 296
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 13,50

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