Todos Contra O Vírus: Não Ao Coronavírus

Código: 428382 Marca:
R$ 39,90
ou R$ 37,90 via Pix
Comprar Estoque: 2 dias úteis
  • R$ 37,90 Pix
  • R$ 39,90 Boleto Bancário
  • R$ 39,90 Pagali Cartão
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.
Caro(a) professor(a),A função primordial da Literatura é despertar a fruição e a imaginação dos leitores. Para além disso, um bom livro literário também proporciona inúmeras maneiras de se avançar na alfabetização de crianças que estejam inseridas no Ensino Fundamental (a partir dos seis anos de idade). Esse avanço se caracteriza por atividades ligadas ao texto. Nesse caso, no belo e importante texto do livro “Todos contra o vírus”, da Equipe Susaeta. Serão apresentadas algumas sugestões de atividades de Língua Portuguesa, respeitando a faixa etária de seus alunos e os conhecimentos já construídos, e temos certeza de que você as desdobrará em muitas outras ao longo do ano letivo, com a finalidade de que seus alunos construam uma alfabetização significativa e qualificada. Em primeiro lugar, é necessária a sua preparação, isto é, que você seja o(a) leitor(a) deste livro e faça descobertas que o(a) encantem e desafiem. Depois de sua preparação, você pode, na medida do possível, realizar as seguintes atividades:Leitura do livro para todos os alunosPara que a leitura aconteça da melhor maneira possível, organize um círculo com as cadeiras e peça às crianças para se sentarem. Escolha uma cadeira e sente-se também. O círculo é importantíssimo para que todos se observem e vejam suas reações diante de sua leitura.Faça a leitura do livro utilizando todas as palavras escolhidas pelo autor. Não as altere, pois as crianças devem se acostumar com essas escolhas. Este é um procedimento que ajudará seus alunos a construírem seus comportamentos leitores. Quando terminar a leitura, passe o livro para a criança à sua direita e peça que ela o folheie, observando as páginas, as figuras e o texto escrito. Quando ela terminar, peça-lhe que passe o livro para a criança seguinte, até que todos tenham a oportunidade garantida de manusear o livro.Comentário: este procedimento possui o nome de Roda de Leitura. Com ele, você terá condições de verificar as reações de seus alunos diante de um livro, nos momentos da sua leitura e do manuseio por parte deles. Não se esqueça de que, para essas crianças, você é o “modelo de qualidade” e a referência do papel de leitor, diante desse objeto social. Por isso, a primeira leitura, necessariamente, deve ser a sua. Tal procedimento contribuirá para o sucesso dessa atividade, assim como a escolha adequada de um dia da semana e de um momento de sua aula para que a leitura aconteça. Rotinizar e ritualizar a leitura de um livro é muito importante para crianças dessa faixa etária (dos seis aos oito anos, em média).Desenho InfantilPara o sucesso desta atividade, é necessário que você tenha à disposição folhas grandes de papel pardo e giz de cera (dos grandes e espessos). Deixe o livro no centro da sala e diga aos alunos que podem consultá-lo à vontade. Em seguida, apresente a comanda da atividade para todos:• Vocês farão esta atividade em dupla;• Vocês desenharão numa parte dessa folha o que mais gostaram do livro;• Na outra parte, desenharão vocês dois (cada um(a) desenhará o(a) colega).Quando as crianças terminarem, recolha os desenhos e diga-lhes que depois fará uma exposição com eles.ComentáriosEste procedimento enfatiza duas linguagens muito importantes para as crianças, e com a quais elas se comunicam frequentemente: a imagética e o movimento corporal;Colocar os alunos em duplas – na medida do possível, um menino e uma menina – vai ajudá-los na socialização e na organização de um diálogo com assuntos pré-determinados: o texto do livro e seus gostos pessoais;Quando as crianças chegarem para realizar a atividade, você já deve ter organizado: a folha de papel pardo dobrada em duas partes e uma caixa de giz de cera que serão entregues para cada dupla. Nessa faixa etária, o movimento de pinçar objetos está se aprimorando cada vez mais, porém ainda não é o momento de se apresentar a folha de sulfite e giz de cera (ou canetinhas) finos. Lembre-se sempre de que os movimentos corporais infantis vão do maior e mais amplo para o menor e mais elaborado, neurologicamente falando. Portanto, as dimensões da folha de papel pardo e do giz de cera espesso privilegiam todas as crianças, sem exceção. Desenhar o(a) colega fará com que as crianças enxerguem o(a) outro(a), admitindo a sua presença de uma forma lúdica e prazerosa, pois se trata de uma atividade da qual todos participarão. Com isso, você está promovendo a socialização de seus alunos, e também qualificando e estimulando a produção de discursos orais. Por fim, escolha um dia da semana e um momento de sua aula para fazer uma exposição de todos os desenhos, que deverão estar na altura das crianças para que possam observá-los e tocá-los melhor. Preste atenção nos comentários que surgirão ao longo dessa exposição.Reconhecimento, escrita (com auxílio do(a) professor(a)) e leitura de letras e palavrasPara o sucesso desta atividade, é necessário que você coloque numa das paredes de sua sala (sempre na altura das crianças, facilitando a consulta delas) todas as letras do alfabeto/alfabetário e a lista dos nomes de toda a classe, em ordem alfabética. Você pode e deve usar a letra bastão, ou de forma, porém, nunca se esqueça de que a letra inicial dos nomes sempre será a maiúscula (com isso, você apresentará aos seus alunos uma das convenções da escrita em nossa Língua Portuguesa, ou seja, o uso das letras maiúsculas em nomes próprios e minúsculas em palavras comuns). Em seguida, escreva na lousa as palavras cordas, coronavírus, coroas e corações com a seguinte configuração:C O R D A SC O R O N A V Í R U SC O R O A SC O R A Ç Õ E SPronuncie bem alto e bem devagar a palavra coronavírus. Agora, apresente a comanda da atividade paraseus alunos:• Nesta lista de palavras, vocês identificarão todas as letras iguais que aparecem em todas as palavras; para isso, vamos consultar o nosso alfabetário; estas letras são: c, o, r, a, s;• Agora, vocês identificarão as letras que aparecem apenas em cada uma das palavras da lista;• Agora, vamos contar quantas letras existem em cada palavra dessa lista;• Em qual palavra da lista está escrito coronavírus?ComentáriosDe uma forma lúdica, prazerosa e desafiadora você está fazendo com que cada criança se aproprie de convenções que são muito importantes na escrita de nossa Língua Portuguesa: a posição que cada letra ocupa na palavra, a quantidade de letras que forma uma palavra e, por fim, a leitura realizada sempre da esquerda para a direita da palavra. Preste atenção na observação e nas reações das crianças diante dessa Lista de Palavras, pois nem o início e nem o final de cada palavra escrita são capazes de fornecer pistas firmes e sustentáveis de qual é a palavra coronavírus. Para realizar essa descoberta, com sucesso, identificando a palavra coronavírus, as crianças deverão:• Se apoiar no som produzido pelas letras (fonemas/consciência fonológica) – muitas crianças nessa faixa etária já fazem esse procedimento com sucesso, outras, ainda não. Por isso, é muito importante que você pronuncie sempre com muita clareza a palavra em foco, ou seja, coronavírus;• Se apoiar na grafia (escrita) de algumas letras – muitas crianças já fazem esse procedimento relacionando as letras de uma palavra com as de seu nome próprio; outras, ainda não. Por isso, é muito importante que, ao menos uma vez ao dia, você realize com toda a classe a leitura do alfabetário, ressaltando sempre a pronúncia e a escrita de cada letra, e, no fim, sempre se referindo à quantidade de letras que o compõem;• Se apoiar na quantidade de letras (grafemas) que cada palavra da Lista possui – para que isso aconteça com sucesso entre todas as crianças de sua classe, é muito importante e significativo que você realize com elas a contagem das letras que cada palavra possui;• Por fim, ao investigar todas estas possibilidades, as crianças serão capazes de ler com sucesso a palavra coronavírus, pois, para isso, examinarão a palavra por inteiro.Para evitar cansaço e rejeição à atividade, novame
Sobre o autor(a)

Wakasugui, Talita

Talita Wakasugui é formada em letras e fez pós-graduação em tradução de inglês. Ela trabalha no mercado editorial há mais de 8 anos e é apaixonada por livros. Traduz e revisa textos, faz legendagem e agora… também é escritora! É uma caseira assumida, ama comer comidinhas gostosas, ver séries e filmes e cantar que nem um passarinho.
ISBN 9786555301250
Autores Equipe Susaeta Ediciones (Autor) ; Wakasugui, Talita (Tradutor, Ilustrador) ; Kasandra (Ilustrador)
Editora Girassol
Idioma Português
Grade curricular Ensino Infantil
Faixa etária Infantil (06-10)
Edição 1
Ano de edição 2020
Páginas 32
Acabamento Brochura
Dimensões 26,00 X 26,00
R$ 39,90
ou R$ 37,90 via Pix
Comprar Estoque: 2 dias úteis
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRARIA INTERNACIONAL-SBS LTDA. - CNPJ: 03.608.306/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade